Após a crise econômica mundial deflagrada ao final da primeira década do século XXI, ficou explicito que o uso da qualidade como ferramenta de gestão, funcionou como diferencial para as empresas que sentiram menos os efeitos do desaquecimento do mercado.
Os profissionais formados neste curso estarão aptos a aproveitar um mercado de trabalho que se amplia com os novos investimentos que vieram nos últimos anos para Pernambuco e para o Brasil. A este contexto devem ser somadas as exigências do mercado internacional no cenário que será formado com os grandes eventos internacionais que o Brasil sediará em 2014 e 2016: a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
PRINCIPAIS FUNÇÕES DE UM GESTOR DA QUALIDADE
MODELAGEM DE PROCESSOS
O gestor da qualidade deve conseguir identificar os processos, em todas as dimensões da organização para posteriormente modelar e gerenciá-los. Para tanto, deve ser detentor dos conhecimentos de indicadores de desempenho, gerenciando e divulgando, conforme as necessidades da empresa, com a finalidade de manter os demais gestores providos de informações estratégicas para a manutenção da saúde da empresa.
IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS SISTEMAS DE CERTIFICAÇÕES INTERNACIONAIS
É um requisito para uma empresa que pretende manter-se no ambiente altamente concorrencial, o domínio da organização ISO; trata-se de um diferencial e de uma exigência de mercado e só um profissional versado neste tema consegue inserir a empresa nestas exigências internacionais.
Sobre o curso
O curso aborda temas relacionados a disciplinas como: planejamento; logística; metrologia; processos, indicadores, auditoria e gestão da qualidade.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
O profissional formado em Gestão da Qualidade estará apto a lidar com:
Avaliação de procedimentos
Análise de práticas e rotinas organizacionais
Adequação dos processos aos padrões e normas de certificação
Gerenciamento do processo de certificação
Supervisão de alterações nos processos produtivos
Educação dos colaboradores da organização para a qualidade
Apoio à Gestão Estratégica no sentido de aproveitamento máximo dos recursos.
Composição de programas de qualidade com abordagens específicas em meio ambiente, saúde ocupacional e responsabilidade sócio ambiental.
CAMPO DE TRABALHO
O profissional pode atuar em todas as frentes que envolvem a qualidade em uma instituição, principalmente na criação, implantação, gerência e acompanhamento de sistemas de qualidade, criando uma cultura de mais qualidade para a empresa em que atua ou objetivando a obtenção de certificados de qualidade ISO.
Planejamento de Análise e Custos
Controle da Qualidade
Análise de Métodos
Auditoria na Qualidade
Implantação de Controle e Projetos
Implantação de Serviços
Planos de Racionalização
Reorganização de Projetos
Docência
TITULAÇÃO
Gestor da Qualidade.