Com quase duas décadas de moeda estabilizada, o Brasil contabiliza grandes vantagens no setor financeiro: a credibilidade internacional; os novos investimentos, a democratização do acesso ao crédito e todas as facilidades proporcionadas pelo mercado globalizado.
Dentro deste contexto, o Gestor Financeiro não é mais um simples pagador e cobrador de contas, ele é responsável pela gestão dos processos econômicos e financeiro; ele é um tomador de decisões que auxilia a empresa nos caminhos da maximização dos resultados.
PRINCIPAIS FUNÇÕES DE UM GESTOR FINANCEIRO
Esse tecnólogo atua no planejamento financeiro, na organização, direção, captação e nos investimentos de recursos de uma empresa, seja de pequeno, médio ou grande portes. Analisa os créditos e os demonstrativos contábeis, avalia a manutenção de estoques, acompanha faturamentos e fluxos de caixa. Pode atuar ainda na área de auditoria. De olho nas mudanças econômicas do país, analisa o mercado e sugere alterações que tenham influência no desempenho da companhia. Ocupa cargos de assistente, analista, assessor ou consultor do mercado financeiro. Esse profissional pode trabalhar no departamento financeiro de empresas, em bancos, corretoras de valores, instituições de crédito, distribuidora de valores mobiliários, organizações de terceiro setor ou abrir o próprio negócio, atuando como consultor financeiro.
CONTROLADOR: O controlador tem como funções mapear os fluxos de saídas e de entradas de recursos da empresa, visando à meta estabelecida de lucros.
TESOUREIRO: Responsável pela gestão do caixa da empresa.
GESTOR DE NEGÓCIOS: Responsável pela captação de novos negócios que sejam rentáveis para a empresa em função do poder de negociação com novos parceiros e fornecedores.
CONSULTOR:Profissional que analisa os resultados financeiros das empresas e com base nisto é capaz de emitir parecer a respeito de novos investimentos ou ações necessárias para sanar as contas das empresas.
Sobre o curso
O curso aborda temas relacionados a disciplinas como: contabilidade, economia, administração e direito.
CAMPO DE TRABALHO
O mercado de trabalho está em alta. Com a globalização, a conturbada situação financeira de algumas economias, principalmente dos países europeus, exige dos operadores financeiros do mundo todo, inclusive do Brasil, um acompanhamento intenso dos rumos da economia - o que aumenta a procura pelo tecnólogo. Esses especialistas são peças-chave na administração das empresas, atuando nos departamentos de crédito, tesouraria e cobrança.
TITULAÇÃO
Tecnólogo em Gestão Financeira